O impacto do improvável

19 jul • NotasNenhum comentário em O impacto do improvável

Recebi um artigo fascinante sobre um livro igualmente fascinante – deve ser, ainda não li – o “Cisne Negro”, de Nassim Taleb. Resumo da ópera: Até 1697, os europeus estavam convencidos de que todos os cisnes eram brancos, mas bastou a descoberta de um único cisne negro na Austrália para que essa tese, baseada em uma evidência empírica, perdesse todo o seu valor.

Um financista chamado Talim Taleb tomou emprestada essa história para batizar sua teoria sobre a imprevisibilidade. Taleb atesta que nossa civilização é constituída de “Cisnes Negros”: eventos imprevisíveis e com enorme impacto, como o 11 de Setembro e o crash de Wall Street em 1987. Para o autor, a tendência humana em simplificar, classificar e rotular prejudica a previsão de eventos ou a atribuição de probabilidades. Ou seja, não tem essa de “quis o destino”.

https://cnabrasil.org.br/senar

Por falar em imprensa

O presidente russo Vladimir Putin sancionou lei destinada a aumentar o controle sobre a imprensa local e internacional que desafie o discurso do governo e também a punir órgãos de imprensa cujos países tomem “decisões hostis” contra organizações jornalísticas russas no exterior. Começa com o bloqueio das versões online.

Enquanto Putin não cortar a verba para a mídia, nada a temer. Como não anuncia nos jornais e TV ocidentais, aí mesmo que nenhum veículo dará a mínima para Putin. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »