Bola preta

19 jul • NotasNenhum comentário em Bola preta

A expressão vem dos anos 1950 quando alguém queria entrar no seleto Jockey Club do Rio de Janeiro e tinha sua pretensão recusada pelo conselho do clube. Para entrar, tinha que ter bola branca. Basta uma para não ser aceito. Pois agora quem leva bola preta nos Estados Unidos é o jornalismo em geral.

No bagaço

A queda da confiança em instituições como o jornalismo, a política e o setor empresarial é uma tendência mundial – e as conclusões da pesquisa anual de percepção do Fundação Gallup nos Estados Unidos confirmam isso.  A confiança dos americanos em jornais impressos e noticiários da televisão caiu ao menor patamar das últimas três décadas. Ao todo. são 16 instituições que levaram bola preta.

Já no Brasil…

Onze das 16 instituições avaliadas nos Estados Unidos tiveram quedas significativas de confiança entre os cidadãos, incluindo a Presidência da República, o Congresso, a polícia e a igreja.  No Brasil, sabemos que os políticos, os partidos monca estiveram tão por baixo, mas falta uma pesquisa para saber como os brasileiros avaliam a imprensa impressa, rádio e TV.. Aposto que os donos da bola não gostariam muito do resultado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »