Os segredos do sanduíche aberto

6 fev • A Vida como ela foi1 comentário em Os segredos do sanduíche aberto

Escrever sobre o primeiro sanduíche aberto de Porto Alegre é pedir para se incomodar. O formato clássico consistia em quadrados de pão preto, salamito e/ou presunto, queijo, pepino, ovo de verdade, molho bem de carne da casa bem quente. Efeito colateral: esfacelava o pão.

O verdadeiro sanduíche aberto era com pernil de porco fatiado na hora do preparo. Se não for no momento, o pernil fica ressecado.

O melhor disparado foi o da Caverna do Ratão, na Protásio com a Eça de Queiróz, devidamente acompanhado de mostarda caseira sem conservantes, portanto de curta duração.

O primeiro que devorei  foi no Urso Branco, no final da década de 1950, na Pinto Bandeira quase esquina Alberto Bins. Fui levado lá pelo meu irmão Werner. Fiquei maravilhado. Nos anos que separaram surgiram candidatos ao Prêmio Nobel de sanduíche aberto, tanto que prefiro não citá-los com medo de esquecer algum.

O meu listão tem pelo menos seis ou sete de primeira categoria, posto que nas décadas de 1950 e 1970 a cidade fervilhava de bar-chopes, e todos tinham sua versão. Parece simples montar um, mas é aquela coisa de ingredientes caprichados e a mão do artista.

Nesse aspecto, abro espaço para o Bar Arthur, Alberto Bins perto do viaduto da Conceição, à direita quem vai para o centro. Seu Heinz, Henrique Klein, e sua irmã Margô eram os responsáveis pelo milagre.

Há dois ingredientes que nunca engoli, cenoura em conserva e ovo de codorna, no topo. Cenoura tem tanto a ver com o prato quanto costela de porco  na galinhada, e ovinho de codorna é explorar menor vulnerável..

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Os segredos do sanduíche aberto

  1. Rosa Maria Guedes disse:

    Saudades imensas do sanduíche aberto! Moro atualmente em Curitiba e nenhum sanduíche, por mais elaborado que seja, se compara ao de Poá . Esse sabor é único! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »