O mistério da areia branca

22 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em O mistério da areia branca

A primeira vez que fui para Tramandaí, litoral do RS, foi justamente em 1950. Data  aproximadamente desta bela imagem compartilhada por Valesca Petersen.

O que me recordo, antes mesmo de entrar na cidade, foi o cheiro da maresia. O segundo cheiro marcante foi das tendas de vime, sacolas, esteiras etc.   

A terceira lembrança do meu olfato foi peixe, casquinha de siri. As minhas papilas gustativas bateram palmas para o sorvete, na época, chamado americano, das máquinas que até hoje se observam nas cidades. Poucas opções de sabores, creme e chocolate e creme e morango.   

A gurizada nativa vendia casquinhas – vazias – mandolate e puxa-puxa de melado fervido e engrossado. Tudo com cheiro e sabor que não há mais.

Mas há um mistério que não resolvi até hoje: as areias brancas. Na minha memória consta que elas eram muito brancas. Mas quando adulto elas tinham cor de…areia, como se décadas e décadas de poluição as tivessem sujado definitivamente.  

Eis o mistério que nunca resolvi. Mudaram as areias ou mudei eu?

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »