Ceia com ou sem uva-passa: veja os benefícios do fruto para sua saúde

20 dez • ArtigosNenhum comentário em Ceia com ou sem uva-passa: veja os benefícios do fruto para sua saúde

Quando o Natal se aproxima, os memes com a uva-passa começam a aflorar na internet. Isso porque a tão famosa fruta se torna a grande questão das ceias natalinas e divide opiniões: ter ou não ter no cardápio? Mas o fato é que o ingrediente, que aparece nas receitas com arroz e com farofa, traz diversos benefícios à nossa saúde.

“As uvas-passas possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias e probióticas que atuam como agentes de prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer colorretal, da osteoporose e da diabete tipo 2. Outro ponto benéfico da fruta é composta por substâncias antioxidantes e resveratrol, portanto auxilia na redução do colesterol total e colesterol LDL”, cita a especialista Suely Bampi, coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera. “Com o seu consumo ocorre uma melhora no trânsito intestinal, por exemplo”, pontua.

Com benefícios para diversos sistemas integrados do corpo humano, Bampi traz outros destaques da uva-passa para a nossa saúde:

• Regulação intestinal: por terem fibras, as uvas-passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, auxiliando para quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva-passa tem 1,5 grama de fibras – o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens;

• Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico: a uva-passa também é rica em minerais como o ferro, que melhora o transporte de oxigênio para as células do organismo e favorece a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo o surgimento de anemia causada por deficiência de ferro.

• Atua na proteção contra doenças do coração: uvas-passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação;

• Colabora com a prevenção do câncer: por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a prevenir agentes correlacionados ao surgimento de tumores.

• Age contra infecções: os chamados fitonutrientes pofenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

• Trabalha no cuidado dental: um dos seus componentes é o ácido oleanolico que atua contra redução da placa bacteriana e gengivite. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.

• Fortalece os músculos: o potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia.

• Fortalece os ossos: o cálcio não só forma os dentes, como também os ossos. Com consumo frequente, seus ossos ficam mais fortes e resistentes. Além disso a uva-passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.

ATENÇÃO: As opiniões publicadas em artigos não necessariamente são as do editor deste blog.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »