Práticas inteligentes na agricultura

20 dez • O Brasil que funcionaNenhum comentário em Práticas inteligentes na agricultura

A adoção de práticas de agricultura inteligentes, que contribuem para reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, é uma tendência cada vez mais forte no Brasil. Com foco em uma estratégia robusta de sustentabilidade a partir de 2022, o Banrisul apoiou em dezembro um desafio do movimento HackatAgro e da empresa Neodigital. Startups e equipes independentes foram convidadas a pensar soluções socioambientais em uma maratona de três dias, realizada no último final de semana. A grande vencedora foi a Soluções IoT, anunciada em live na noite de quinta-feira.

Segundo os organizadores, o objetivo do Desafio Banrisul foi levantar caminhos viáveis para mensurar, com precisão, o carbono capturado da atmosfera, pelas lavouras cultivadas, florestas entre outros empreendimentos vinculados ao agronegócio. Ganhadora em 1º lugar no hackathon, a Soluções IoT propôs uma plataforma de auxílio aos produtores rurais para comercializar e certificar a produção de créditos de carbono a partir da geração de energia com o uso de fontes renováveis.

Em segundo lugar, ficou o time Charla Sustentável, que apresentou uma plataforma em que a comercialização desses créditos é direta, com foco na prática de plantio. Terceira colocada, a Equipe Sucesso criou um aplicativo para gestão de cultivo de mini-algas em espaços rurais com alto potencial para gerar créditos de carbono.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »