1º de abril nos 365 dias do ano  

5 abr • NotasNenhum comentário em 1º de abril nos 365 dias do ano  

As tradicionais pegadinhas do famoso 1º de Abril foram o mote da campanha do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para mostrar que a profissão está envolta em uma série de enganos que precisam ser esclarecidos. É o caso da área de atuação. Embora estejam aptos para exercer mais de 80 atividades distintas, tem gente que pensa ainda que os médicos veterinários cuidam apenas da saúde dos bichinhos de estimação. E são confusões como essa que prejudicam a categoria, como tem acontecido agora, na vacinação dos profissionais da saúde. Muitos não conseguem se imunizar pelo desconhecimento total de suas áreas de atuação.

Médicos veterinários cuidam da saúde humana, sim…

É esse tipo de problema que acontece quando uma notícia falsa é repetida muitas e muitas vezes, e acaba se tornando verdade. Por isso, a luta do CRMV-RS para desafazer esses mitos dura os 365 dias do ano. Os médicos veterinários são os únicos profissionais habilitados a trabalhar com Saúde Única, que engloba saúde humana, animal e ambiental. Sabe como? Zelando, por exemplo, pela qualidade de alimentos de origem animal que vão para a mesa da população.

… E estão na linha de frente no combate à pandemia

Equipes de pesquisa e produção de vacinas contra a Covid-19 contam com médicos veterinários em todo o Brasil. E é isso que a campanha “Não caia nessa mentira nem no dia 1º de abril” veio mostrar. A ânsia desses profissionais em serem vistos com a importância que realmente têm para a saúde humana pode ser conferida com a repercussão das peças gráficas. Somente na primeira uma hora de campanha no ar, a campanha do Conselho teve 140 compartilhamentos no Facebook e ultrapassou 400 curtidas no Instagram. E sem gastar qualquer recurso público extra com agência. Tudo é desenvolvido pela equipe de Comunicação do próprio CRMV-RS.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »