Um dia daqueles

29 set • Notas1 comentário em Um dia daqueles

Embora os jornalões em sua versão virtual tenham focado mais na CPI da vacina e nos filhos do presidente Bolsonaro, a manchete obrigatoriamente deveria ser o pessimismo mundial com uma crise energética, recuo industrial da China por causa da entrega de carvão, e o petróleo a 80 dólares o barril (medida teórica equivalente a 157 litros), pessimismo amplo geral e irrestrito. Nenhuma notícia neutra ou boa, só ruim.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3141&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=cdc_sustentabilidade&utm_content=centro_600x90px

Um dia de cão

Internamente o dólar foi a quase R$ 4,60, a bolsa caiu mais de 2,5% – seguindo as colegas mundiais – a inflação galopeia por motivos internos e os externos descritos acima, o cenário político está nebuloso, o preço do combustível subiu, o presidente da Petrobras diz uma coisa e o presidente do Brasil diz outra. Tudo como o diabo gosta.

Sopa azeda

Para botar mais uma mosca no sopão brasileiro, o consumidor está com sua renda combalida e cada vez menor por não ser reposta. Os jornais só sabem falar do Bolsonaro, e o leitor não sabe exatamente o que está acontecendo. Parece o portal da entrada do Inferno de Dante Alighieri “Ó vós que entrais, perdei toda a esperança”.

https://cnabrasil.org.br/senar

A tortura perfeita

Já contei aqui que a operadora Claro, que o inferno a acolha de braços abertos, enche-me com até duas ligações diárias – há mais de ano – oferecendo produtos que não quero nem que sejam embrulhados em ouro e depositados em cofre de banco em paraíso fiscal. Já xinguei, implorei, nada dessa praga terminar. O Procon municipal diz que posso bloquear o telemarketing em bloco, mas eu quero bloquear só essa maldita Claro.

Seu Carlos Slim, fundador da empresa, sei que o senhor nunca vai ler esse texto e nem mesmo algum funcionário o lerá. Portanto, só me resta dizer que o senhor inventou a tortura perfeita.

Difícil retorno

Nova pesquisa da série Covid-19 realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) aponta também que 78% devem dos endividados têm pendências com bancos e 57% com tributos.

Quando se pergunta a um proprietário de bar, lancheira ou restaurante de Porto Alegre como vai o negócio, metade faz com a mão o gesto de “mais ou menos” e a outra usa a linguagem universal do polegar para baixo.

Rainha destronada

A banha de porco reinava absoluta na cozinha até que apareceu o óleo de soja. Coincidentemente, mas não muito coincidentemente, vieram os alertas que ela fazia muito mal ao corpo. Não mal, muito mal. Na esteira desse produto vieram outros óleos vegetais. Temos hoje pelo menos uma dúzia deles.

A rainha volta ao trono

O ovo e a banha juntos eram o pior pecado que se podia fazer. Só faltou quem condenasse as cozinheiras ao fogo do inferno. O tempo passou, e o ovo foi reabilitado, não era uma bomba de colesterol ruim, pelo contrário. Mais recentemente, chegou a vez da banha de porco. Não só faz mal, como faz bem. E alguns óleos vegetais estão sob forte suspeita.

Se houver um juiz o final, estarei sentadinho na fileira da frente apontando meu dedo acusatório para os responsáveis pelo remorso de ter comido ovos e um belo filé e outros pratos com banha. E quero indenização por dano moral por ter me privado dessa dupla.

Como sempre, não foi ninguém.

O diabo nos detalhes

A imagem é a sinopse de um capítulo da série policial sueca Walander. Lê-se que aborda o racismo na Scania, presumivelmente na Scania Vabis, que é uma empresa sueca. Só que não. O correto é SKANDIA, lugar ou cidade onde se passa a ação. E um errinho, certo? Não mesmo, é um errão. Imaginem o que essa simples palavra causou para a imagem da Scania. O diabo sempre mora nos detalhes.

20210926_195840

Apoio BRDE

Termina nesta quinta-feira (30/9) o período de inscrições das entidades e produtores culturais interessados em ter o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para seus projetos por meio de leis de incentivo fiscal. Até o momento, cerca de 300 propostas dos três estados da região Sul já foram cadastradas no Portal de Incentivos. O formulário está disponível exclusivamente na forma digital em www.brde.com.br/incentivos-fiscais.

A inciativa do banco constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Desde 2015, o BRDE já disponibilizou mais de R$ 23,7 milhões para instituições dos três Estados.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Um dia daqueles

  1. Carlos Heinze disse:

    A anatel disponibiliza o não me perturbe. O Não me Perturbe permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado). Cheguei a receber até 25 ligações indesejáveis num dia. Depois dos 30 dias meu telefone descansou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »