Especial de primeira

10 mai • Caso do DiaNenhum comentário em Especial de primeira

 Ex-funcionário graduado da previdência conta que passaram por ele casos de aposentadoria entre 38 e 39 anos de idade. Exemplificou com o caso de uma mulher do Interior que trabalhou na roça dos 12 aos 18 anos e depois trabalhou na área da saúde da Capital até se aposentar 20 anos depois. Cálculo: 20 anos, acréscimo de 20% (insalubridade) = 24 anos + 6 anos de atividade rural=30 anos. Não tem previdência que aguente.

 Ah, mas é caso isolado, vocês dirão. Não é isolado. Pode ser isolado na idade, 38 anos, mas há uma massa enorme de gente que se aposenta antes dos 50 anos. E um pente bem fino mostraria que há muito inchaço indireto no tempo de serviço, mas aí já é fraude.

 O fato é que, ao longo dos anos, os sucessivos governos afrouxaram nos controles e o Congresso também. Quem deveria ficar de olho eram suas excelências. Então chegamos à melancólica constatação que é um país sem controles.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »