Todo poder às massas

20 ago • NotasNenhum comentário em Todo poder às massas

Presentes em lares e operações gastronômicas, em especial nos bufês self-service, as massas tem 99,6% de penetração no Brasil, mercado que movimenta mais de 1,3 milhão de tonelada por ano, faturamento de R$ 11,2 bilhões. O setor comemora crescimento de 6% em 2020. O mundo sem massa não seria o mesmo.

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Certa ocasião, um pecuarista disse que os italianos que eram malandros. A massa em si é sempre a mesma, só mudam o formato e acrescentam molhos e penduricalhos outros, disse ele. Já a carne, queixou-se, é sempre a mesma. Injustiça sua, bradei. Do boi só não se aproveita o berro, e mesmo assim já vi buzina de carro imitando um. Sem falar que depois de tudo ainda sai croquete.

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Posso fazer um comercial de grátis? Obrigado. Para este comando que vos escreve e muita gente mais, a melhor casa de massas de Porto Alegre é o Atelier das Massas, na rua Riachuelo perto da Marechal Floriano.

Não esqueça que existem massas com ou sem ovos.

Mais um que se foi

Velho conhecido da cidade  o Restaurante Tirol entregou o ponto na rua José de Alencar. Entre os motivos da desistência, o proprietário culpou as altas taxas de aplicativos de delivery, objeto de reclamações de 10 entre 10 comerciantes. Em alguns casos chega à metade do valor do pedido. Há anos que recebo queixas de amigos donos de restaurantes.

A ditadura dos aplicativos

Infelizmente não há o que fazer. Cada um bota o preço que quiser no seu produto ou serviço. A face perversa deste serviço é que a maioria precisa deles, daí as taxas escorchantes. Manda quem pode, obedece quem precisa. É uma face do capitalismo selvagem.

A presença das traíras

Nem a concorrência abalou essa postura. Só um boicote organizado e em massa poderia mexer com essa filosofia. E isso é tão difícil quanto pregar botão com  luvas de box. Seria convite aos traíras que furam o esquema.

Cadê a cara dos caras?

Outra perversidade dos aplicativos, incluindo os de transporte é que eles não têm rosto, portanto não têm boca. Só falam, quando falam, pelo Waths ou por email. E poucos dizem que o reclamante tem razão e tomam os devidos providenciamentos, como dizia o  Odorico Paraguaçu da novela.

Há horas escrevo que a Lei de Defesa do Consumidor é uma piada. Só funciona como laranja de amostra. E para chegar lá é uma missa. Perde-se tempo, dinheiro e ganha-se cabelos brancos antes do tempo. Ou se os perde.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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