Tempos molhados

12 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em Tempos molhados

Há exatos 50 anos, os três estados do Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, viviam enchentes que deixaram milhares de desabrigados. Como já escrevi, foi a primeira vez que se soube da existência do menino malvado El Niño e de sua irmã, igualmente uma má companhia.

Nestes anos 1980, eu fazia o Informe Especial da Zero Hora, e frequentemente recebia de um leitor previsões de tempo a longo prazo. Se o inverno seria chuvoso, ou o verão mais quente que em anos anteriores, coisas desse tipo. 

Dizia que observava o movimento das formigas, direção da fumaça, algo bem natural. Ele se autodenominava previsor caipira, e costumava acertar no atacado. Varejo, tipo chover hoje ou amanhã não era especialidade dele, e nem se arriscava a prever no curto prazo.

Passaram-se os anos e vi no obituário que o previsor havia falecido. E soube como ele acertava.   

Ele era operador de telex de uma cooperativa do Interior, e tinha acesso aos dados do satélite meteorológico da Bolsa de Cereais de Chicago. Que fumacinha e formigas a milhão, que nada. Tecnologia pura.  

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »