Sobre burros e sobretudos

2 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Sobre burros e sobretudos

De burro o político mineiro Benedito Valadares não tinha nada. Mas o governador das Minas Gerais, nomeado por Getúlio Vargas nos anos 1930, entrou na história com esse estigma.

Uma de tantas histórias é do tempo em que ele era prefeito da sua cidade natal, Pará de Minas. A cidade passava por uma crise de sal. Não havia sal nem para remédio, e a população clamava pelo cloreto de sódio como se fosse o maná dos céus bíblicos.

Benedito então mandou um telegrama pedindo ao governo federal três vagões de sal. Dias depois, um trem chegou carregado com vagões de cal.     

– Ué! – disse Benedito entre espantado e avexado – me esqueci de pedir que o telegrafista botasse cedilha no cê.   

O escritor alegretense Luiz Odilon narra outro causo envolvendo trem. No início do governo Jânio Quadros, 1060, um  conterrâneo foi à estação ferroviária num dia quente barbaridade. Estranhou que o funcionário da ferrovia estivesse de uniforme e quepe mais um grosso sobretudo de lã.

Suava em bicas.       

– Mas tchê, tu não está com calor?       

– Mas báh! – respondeu o funcionário – Estou pegando fogo! Olha só a ordem de serviço que recebi.   

Então mostrou um papel timbrado da empresa determinando entre muitas outras coisas que:       

“Os funcionários devem usar uniforme completo, sobretudo na hora da chegada do trem de passageiros.”

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »