Sob a luz de lampiões

26 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em Sob a luz de lampiões

Leitor comenta como eram as campanhas eleitorais de antigamente,  caso do seu pai que se elegeu vereador em Arroio do Meio em 1968.

Vivenciei a campanha do meu pai, em 1968, que se elegeu vereador em Arroio do Meio. Participei de inúmeros comícios em salão de baile (muitos sem luz e, por isso, com lampiões e liquinhos pendurados no teto), em bodegas e canchas de bocha.    

Hoje nada disso existe, e os custos foram bastante reduzidos ou concentrados em redes sociais. Além de poucos impressos, não é mais necessário gastar no pagamento de pastel e cerveja, eternos “chamariscos” que mantinham os bebuns e oportunistas de plantão até o final dos intermináveis discursos.     

Na madrugada que antecedia o pleito, percorremos toda a colônia para arrancar propaganda dos adversários ou tirar os folhetos colocados sob os tarros de leite que eram postos em pequenos postes para os caminhões que passavam de madrugada. No final… os adversários faziam o mesmo. E a cidade despertava atulhada de santinhos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »