Sem sentido

16 nov • NotasNenhum comentário em Sem sentido

É alguém alugar um carro e, no trajeto, ultrapassar sem condições e bater no carro de uma família feliz matando três ocupantes e deixando um nenê de 10 meses gravemente ferido. Aconteceu no feriado. Desistam de procurar sentido. Deus não tem remorsos.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3141&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=cdc_sustentabilidade&utm_content=escala_600x90px

Brasileiro profissão esperança

Originalmente, textos do compositor Antônio Maria declamados pelo ator Paulo Gracindo. Um título, quase um enunciado, magnífico. Vivemos movidos a esperança, esperança de acertar na loteria, esperança de ter um emprego dos deuses, esperança de encontrar o sinal aberto quando se está com pressa. Na maioria das vezes, frustrada.

https://cnabrasil.org.br/senar

Temos esperança que o Brasil melhore, que pelo menos faça a lição de casa. Inútil. Deus não é verde-amarelo.

O mecânico que acreditava no céu

Há muito tempo, conheci um mecânico com sentimentos impecáveis. Ao longo dos anos, fomos conversando e ele falando das suas certezas e das poucas dúvidas, nenhuma existencial. Católico praticante, não vertia insinceridade dos seus olhos. Era bom no que fazia, morava em uma casa boa de classe média baixa, com mulher simpática, e bom no espeto. Taí um homem feliz, pensei.

Certa vez, convidou-me para um churrasco. Fui. Tudo nos trinques, carne macia, sagu com creme feito pela esposa – ele falava “minha senhôra”. Apesar de anos de casamento, viviam agarrados. Taí um casal feliz, pensei. A folhas tantas do papo, ele contou que tinha virado evangélico por insistência da “senhôra”. Explicou que o Deus dos evangélicos era melhor que o dos católicos por isso e por aquilo. No final da exposição de motivos, abriu os braços.

– E o cêu é o mesmo – disse, sorridente. – E o outro ainda tá na garantia.

Heróis de araque

Os filmes de super-heróis podem até arrecadar milhões em bilheteria, mas não fazem a cabeça de Ridley Scott. O diretor dos clássicos Blade Runner, Gladiador e Alien disse, em entrevista ao Deadline, que não é fã das produções do gênero, as quais definiu como entediantes e “salvas pelos efeitos especiais”.

Eu iria mais longe. Quando inventaram super-herói com problemas existenciais, gordinhos e politicamente corretos, deixaram de ser os dois.

O que faz?

Cinquenta mil novos casos por dia. O que faz um povo obediente às regras coletivas como o alemão rejeitar vacina contra a covid? E o que faz o comércio de bares e restaurantes deste pais não exigir passaporte vacinal?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »