Réquiem para o impresso

8 jul • NotasNenhum comentário em Réquiem para o impresso

Não é uma boa notícia. A circulação impressa dos principais jornais dos Estados Unidos registrou uma queda expressiva em 22 anos. Os 20 veículos norte-americanos mais populares em 2000 encolheram 81,4% – de 13,7 milhões, a tiragem somada passou para 2,5 milhões em 2022.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/edital-inovacao.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=edital_de_inovacao&utm_content=escala_600x90px

O levantamento foi realizado pela Fundação Nieman, com base nos dados do Press Gazette, Audit Bureau of Circulations e Alliance for Audited Media. Para a análise, foram selecionados os 20 jornais norte-americanos com a maior circulação em 2000. O número de tiragens na época foi comparado com a quantidade registrada em 2022.

Caminho sem volta

Hoje, apenas oito diários norte-americanos têm circulação acima de 100 exemplares. Lembro do tempo em que trabalhei na Folha da Manhã da Caldas Júnior e ficamos assombrados com tiragens acima de um ou mais milhões diários.

https://cnabrasil.org.br/senar

O Correio do Povo antigo chegava a 300 mil por dia e dois terços eram assinantes. A Zero Hora também chegou perto disso nos anos 1980. Claro, veio a internet e coisa e tal e tudo foi por águas abaixo, não tem volta.  

Boris, o longevo

Depois de driblar crise após crise,  o primeiro-ministro britânico Boris Johnson renunciou ao cargo. Os mercados não se abalaram. Lembra a Itália dos anos 1960. Quando o gabinete caía, a bolsa subia.

O melhor tranquilizante

Meu conceito de paz e tranquilidade é uma chuva em telhado de zinco, não muito forte, que assuste, nem tão fraca, que passe desapercebida. Ao fundo, bem ao fundo, trovões de uma tempestade que não chegará.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »