O chumbo nosso de cada dia

31 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em O chumbo nosso de cada dia

Para os jornalistas mais novos, os anos 1960 estão a anos-luz de distância, para minha geração parece que foi ontem. Quando comecei a trabalhar, os jornais eram impressos “A quente”. Gigantescas máquinas de escrever chamadas de linotipos (o corretor Samsung é tão burro que mudou para logotipos…) em bater nas letras do teclado formava palavras com chumbo derretido.

Lingotes deste metal eram “cozinhados” em recipiente então. Imagina uma dúzia deles em um espaço pequeno em dia quente, de verão. Os linopitistas cozinhavam juntos.
O chumbo e um metal pesado, tem porta só de entrada no corpo humano. Como o ponto de fusão é relativamente baixo, seus vapores inalados causavam um doença neurológica atroz chamada saturnismo, sem cura.

O único antídoto parcial era leite. Mesmo longe das oficinas, eu bebia tanto leite que me tornei leitolólatra.

www.brde.com.br

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitterYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »