Lembranças no Chalé

23 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Lembranças no Chalé

Ontem fui ao Chalé da Praça XV matar saudades. Era um chão amigo principalmente nos anos 1970 e meados dos 1980. 

Quantos lembranças, meu Deus. Uma infinidade de almas que já viraram almas de verdade, voam por aí quem sabe no Chalé mesmo procurando desesperadamente o gerente Helmuth,  Tico-Tico, ou seu João para pedir um chope ou uma dose de uísque cowboy, sem gelo. 

Sentei na parte antiga, na mesma mesa que gostava naqueles verdes anos, do lado direito. Naquele tempo o Mercado Público abria domingos de manhã, e o Paco, garçom chileno, lançava maldições a Pinochet. 

Bebia-se muito uísque, vodka e conhaque português Macieira 5 estrelas. Chope e cerveja era para amadores. 

Olhei para o lado e relembrei uma cena de meados dos anos 1970. Do lado do antigo abrigo dos bondes, um pastor e sua filha entoavam cânticos e prometiam milagres a um pequeno grupo de resolutos fiéis. Um bombeirinho – pastor em estágio probatório – puxava a claque aos gritos de aleluia e refrões do gênero.    

Quando o pastor e sua filha, com voz estridente e desafinada, foram-se, sobrou o bombeirinho vendendo bíblias para quem se interessasse. Nisso, um pobre coitado vestindo andrajos ajoelhou-se à sua frente e aos prantos pedia um milagre.

O homem da Bíblia, um corpulento cidadão vestindo paletó e gravata que parecia um melancia de terno, botões explodindo, atendeu o súplica do fiel colocando as mãos na sua cabeça não sem antes tirar os poucos  caraminguás que o coitado tinha. Quando o bombeirinho viu que eu  estava olhando, piscou-me um olho e seguiu na reza.    

Meu estomago doeu.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »