Inadaptilidade ao  meio 

12 mar • NotasNenhum comentário em Inadaptilidade ao  meio 

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio”. Fernando Pessoa

Não sou nenhum desses três citados pelo grande poeta lusitano, mas eu acho que me enquadro e cuja nova espécie, a dos que temem o Estado Geral da Loucura que se instala no Brasil. É aqui, lá fora há um otimismo em crescimento, a economia vai se recuperando na maioria dos países. Vivemos uma época nunca vista na nossa breve história, uma crise de saúde pública somada a um non sense político, como se a eleição presidencial fosse agora.

https://www.banrisul.com.br/pix/link/pixpj.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pixpj_promo&utm_content=centro_600x90px

Incerteza de convicção

De um lado, o retorno ao passado com Lula. De outro, o presente incerto com Jair Bolsonaro. Podem apostar que o ex-presidente vai se safar dos processos da Lava Jato em definitivo. O Tribunal dos Pavões Supremos vai passar a mão em quem já condenou no passado. É o vírus da incerteza de convicção.

Princípio da Incerteza

Um físico alemão chamado Werner Karl  Heisenberg enunciou a lei com o nome do título da nota. Em resumo resumido, diz que se pode medir a velocidade e a posição de uma partícula, mas não ao mesmo tempo. O Brasil vive eternamente deitado no berço da incerteza. Ou sabemos o ponto em que estamos ou a velocidade em que rumamos para o brejo. Tem sido assim desde o início.

O Brasil já teve sete Constituições e há dúvidas se não seriam oito, pois teve uma adendo à Carta de 1967 em 1969. Nem nisso há a certeza. Um pândego diria que não sabemos nem somar. Desde a Independência já tivemos pelo menos nove golpes de Estado – olha aí a incerteza de novo. Por isso o brasileiro é ruim em Matemática.

Das quatro operações fundamentais que nos ensinaram na escola, adição, subtração, divisão e multiplicação, somos especialistas em divisão. Subtração só quando envolve o erário.

Mas há de melhorar. Também somos especialistas em sair do brejo e entrar nele de novo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »