Falhas na comunicação 

19 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em Falhas na comunicação 

Foi o caso do libanês Hamid em Iskandar, uma simpática figura que estava sempre na Rua da Praia em tempos passados. Chamava atenção pelo porte alto, com  cerca de 1m90 de altura, vestindo um longo capote preto e quase sempre com um charuto na boca, foi um dos tipos inesquecíveis do Centro Histórico.

Entender sua fala nem sempre era fácil, devido ao seu forte sotaque libanês. Certa feita, apareceu no Café Rihan, hoje Panvel do Calçadão, com uma enorme bolota vermelha na bochecha. Impressionado, o jornalista Carlos Coelho apontou sua bengala para o rosto de Hamid com olhar interrogativo. Veio a explicação.

– Bespa!

Outra interrogação, outra resposta.

– Bassarinio breto fez bzzz machucou Hamid.

Frase quase criptografada, mas em segundos caiu a ficha do Coelho. Passarinho preto era vespa, que deu uma ferroada na bochecha do libanês. Um dia chegou a minha vez. Um amigo, advogado aposentado, teceu fios de amargura por não encontrar mais salsicha bock com gosto de salsicha bock.

Concordei com ele, porque, de fato, é um festival de lecitina de soja nos embutidos. Ponderei que havia marcas boas e dei a ele o nome de uma, fabricada perto de Nova Petrópolis, à venda em uma determinada banca do Mercado Público. Ele exultou e foi às compras. Dois dias depois veio a mim.

– Mas não essa! Eu queria aquela que ao quebrar a carne salta fora!

Levei algum tempo para processar o enigma. Depois de  muita tentativa e erro, fiat lux. De fato, era um embutido, mas  nada a ver com salsicha.

Ele queria salsichão.

PIT_10652_D_Banner-GIF-600x90px Fernando (1)

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »