Desempregado sem emprego

11 ago • NotasNenhum comentário em Desempregado sem emprego

 Luis Cláudio Lula da Silva, vocês sabem filho de quem, foi exonerado da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde era servidor nunca visto. É réu por corrupção passiva com implicações na Operação Zelotes. Por que ele precisava de trabalhar mesmo não trabalhando na casa? Porque o ponto era bom.

As leis da campanha

O “ponto” é essencial para qualquer negócio lícito ou ilícito. No comércio, é comum ver placas de “vende-se o ponto”. Ninguém vende bengala em maternidade. Na política, o ponto pode ser substituído por região eleitoral ou em profissões específicas que demandam proteção ou benesses corporativas.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3141&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=cdc_sustentabilidade&utm_content=centro_600x90px

Parágrafo único: o candidato ou político nunca deve esquecer de se mostrar emocionado e enfatizando expressões tipo “sem vocês, este país não existiria”. Se for em dia ruim para a categoria, uma furtiva lágrima se faz necessária. Nunca choro, porque demonstra impotência para resolver o problema.

Procure a quantidade

Quando um candidato a vereador ou a deputado ensaia sua  campanha, deve procurar o que no comércio se chama nicho de mercado, os que têm maior potencial numérico de votos. Ninguém faz campanha ou leis para tocadores de realejo. Se não faz no varejo, faz no atacado.

Xixi para frente

Por isso, político se esguela gritando palavras faladas ou escritas em datas como Dia dos Pais e dias específicos de determinadas profissões, como do Funcionário Público, ou  aniversários de cidades. É uma técnica tão velha quanto homem fazer xixi para frente.

https://cnabrasil.org.br/senar

Parágrafo único: não adianta muito quando a profissão colimada por suas excelências também a é por outras excelências. Voto não se multiplica.

Como usar a vaidade

Essa moda é mais recente, começou a se disseminar a partir dos anos 1990. Consiste em nominar jornalistas em entrevistas coletivas ou em discursos onde eles estão presentes. Tipo sem querer querendo. O citado se acha a pessoa mais importante do mundo.

Parágrafo único: jornalista calejado não cai nessa. E atenção: nunca cite jornalista em discurso de campanha ou no horário gratuito. Dá efeito contrário e, às vezes, processo.

Recado final

Em todo e qualquer assunto que se meter, tenha sempre um bom e sólido muro ao alcance da palavra.

Humor bilíngue

Saiu por aí:

    – Como é seu inglês?

    – Fluente.

    – Traduza “o cachorro mordeu minha perna”.

    – The dog nhec nhec my gambitos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »