De cabo a rabo

28 abr • NotasNenhum comentário em De cabo a rabo

Comecei no jornalismo quando ainda existiam as linotipos, enormes máquinas de escrever que usavam chumbo derretido. Passei pelo offset, a impressão a frio. Peguei o primeiro computador (só de escrever), feito especialmente para jornais. E, depois, embrenhei-me na selva da internet com computadores e, em seguida, com smartphones.

Os mais novos podem achar que 55 anos é muito tempo, mas é pura ilusão. Quando Gutenberg criou a imprensa, na década de 1430, até o primeiro computador eletrônico, o Eniac, em 1947, passaram-se mais de 500 anos.

Da revolução gráfica ao abandono das máquinas de escrever aconteceu em 50 anos. O próximo computador vai gerar imagens holográficas. Deve estar virando a esquina.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »