A velha guarda

15 set • NotasNenhum comentário em A velha guarda

Uma bela homenagem realizada pelo Sindicato dos Jornalistas de Porto Alegre à velha guarda. O mais novinho passa folgado ou empata com os 80 anos de idade en no mínimon 50 anos de profissão. Tânia Carvalho, Paulo Raymundo Gasparotto, Lauro Quadros, João Carlos Belmonte e Carlos Esquivel Bastos estão na foto.

Tenho histórias com todos eles. Trabalhamos nos mesmos veículos na mesma época ou em épocas diferentes. Ao ver essa foto fui assaltado por lembranças dos tempos do jornalismo heroico, totalmente diferente do de hoje. 

Não tinha internet para ajudar, e os telefones eram escassos em Porto Alegre. Os orelhões só apareceram em 1973. Antes deles, os telefones públicos ficavam em cabines ou dentro de lojas e pontos comerciais.

Para fazer uma ligação a alguém do interior no final dos anos 1950 e 1960, levava-se horas e, em alguns casos, dias. Mas foi um tempo maravilhoso de se viver e trabalhar.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »