A tia da cozinha

23 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em A tia da cozinha

Esse negócio de fazer o bem sem olhar para quem tem lá seus riscos. Sempre lembro um caso ocorrido nos anos 1980, na esquina das ruas Otávio Rocha e Marechal Floriano, centro de Porto Alegre.

Um cego vinha pela primeira rua com sua bengala. Bem no meio da sua trajetória estava um grupo de pessoas em animada conversa, Distraídas, não viram a aproximação dele.

Um senhor idoso, claramente aposentado, visivelmente bondoso, provavelmente sem nenhuma mancha ética, terno cinza, gravata com nó desatualizado, camisa com milhares de horas de voo de lavanderia, pressentiu a colisão. Foi em direção ao grupo.

– Cuidado, pessoal, aí vem o ceguinho. Abram passagem para o cego!

Os caras pararam o papo e abriram espaço. O problema é que o cego mudou a rota de repente e foi reto em cima do Jeremias, o Bom. Então, a bengala bateu na sua perna. Demonstrando irritação, o cego parou.

– Sai da minha frente, seu bosta!

Há tempos, vi algo parecido na lancheria de uma grande empresa de comunicação local. O seu Ricardo estava debruçado no balcão que divide o bar da cozinha. Pouco atrás, a mulher dele fritava pastéis. Nisso chegou um publicitário que visitava a empresa.

– Tia, me frita dois pastéis?

Ela ficou uma arara.

– Não sou tua tia coisa nenhuma. Vai te enxergar!

Seu Ricardo se divertiu com a explosão da mulher, que cronologicamente ainda está longe de ser tia. Constrangido, o publicitário mudou a tática.

– Mas bah, eu falei brincando. Tu és uma gatinha, isso sim!

Ela ensaiou um sorriso. Seu Ricardo fechou a cara.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »