A história

13 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em A história

Na segunda metade dos anos 70, o cineasta canoense Jesus Pfeil produziu um documentário chamado “Porto Alegre, adeus”, registrando o fim dos bares e restaurantes tradicionais. Um dos bares era o Pelotense, na rua Riachuelo, cuja barulhenta Mesa Um ocupava uma das mesas de mármore sustentadas por ferro trabalhado em elegantes arabescos.    

Nela sentavam desembargadores, juízes, jornalistas, promotores e pecuaristas, que consumiam boa parte da produção brasileira de uísque.  Certo dia, Jesus avisou que o bar e especialmente a Mesa Um seriam filmados no dia seguinte, o que aconteceu.

O estabelecimento se encheu de refletores, câmeras em tripés, azáfama de técnicos e eletricistas. Compreensivelmente, ninguém da roda apareceu. Já bastava a fama, não a queriam ver 24 quadros por segundo.

Mas a mesa não ficou vazia. Como a notícia havia se espalhado, apareceram vários brancos no samba, amadores e tomadores de guaraná, que nada tinham a ver, eram papagaios-de-birita. 

O único presente, por desavisado, foi um general da reserva, que tinha como características beber gim-tônica e pintar o cabelo, mas não o bigode.

Meses depois, o documentário ganhou as telas. Quando a câmera centrou na Mesa Um, ouviu-se em off a voz solene de Jesus Pfeil (onde andará?) falando da “mais famosa mesa de toda a Porto Alegre”. Só que dos famosos em questão, só aparecia o general, o resto era uma massa de cretinos.

Deprimente. Quando o filme terminou, fiquei pensando em como a humanidade costuma contar a história como ela não foi.

As gerações seguintes que assistissem o “Porto Alegre, adeus” do Jesus Pfeil comentariam o famoso grupo, com aqueles rostos que estavam tão longe da realidade quanto um picolé no Polo Norte. 

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »