A espuminha

21 maio • A Vida como ela foi2 comentários em A espuminha

Nos anos 1970, todo mundo passou a beber uísque. Antes, você só bebia uísque (nacional, ruim como carne de cobra) em baile de Carnaval e mesmo assim rachando com três ou quatro amigos. Um quarto de porre, imagina só.

Uma marca famosa da época se chamava Mansion House, apelidado de Mãos ao Alto. Importado só para os ricos, JB, White Horse e outras marcas. A dose internacional sempre foi de 50 granas, mas aqui era de 30. Já começava aí a esperteza.

Alguns espertinhos chegavam ao cúmulo de soldar um pedaço de metal no fundo do medidor para diminuir ainda mais a quantidade do uísque nele despejado. Aqui, em se vigaristeando, dá.

Do lado contrário, quando um cliente conhecido da casa pedia uma dose, o garçom sempre dava um extra, um chorinho como se dizia. Naturalmente, o choro dependia do grau de pão-durismo do dono da casa.

A expressão chorinho também era usada nos bar-chopes, mas geralmente com outro nome. No Styllo, da avenida Independência, onde fiz estágio probatório, pedíamos ao tirador de chope “uma espuminha” quando a verba acabava ou a casa estava prestes a fechar.

De espuminha em espuminha, bebíamos hectolitros de chope. Com a cumplicidade do tirador, é claro. Para encerrar, como dizem os paulistas ao garçom:

– Me dá um chopes e dois pastel.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

2 Responses to A espuminha

  1. Saul Gil disse:

    Fernando, esse teu quadrinho para respostas é uma bosta, no mínimo tens que indicar um e-mail para isso que não corte a resposta no meio, pelo tempo. Há pouco tentava comentar sobre o Urso Branco e sobre Drury’s (ele só não é caro) e apagou a conexão.
    Passei meus anos dorados na POA dos Anos Dourados e, aos 83, tenho uma ou outra coisa para contar. Abraços, Saul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »