Tarrafas de memória 

19 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em Tarrafas de memória 

 – Eles me chamam de olho grande.

Foi assim que o engraxate da Praça da Alfândega respondeu à minha pergunta. Sentei na cadeira e estranhei que só aquele velho lobo solitário estivesse a postos. As cadeiras ao lado estavam vazias e com correntes prendendo os bens furtáveis, digamos assim.

– A turma está de férias coletivas.

Assim o profissional do brilho respondeu a outro questionamento meu, o motivo da folga geral na segunda-feira. Não havia nenhuma tentativa de fazer graça com a informação. Ele falou sério e com um ar compenetrado de quem nunca falta ao serviço e se incomoda com a gazeta alheia.

Quando o povão gosta de alguma expressão, costuma utilizá-la em ocasiões que requerem um ar solene. Torna-o doutô. Já contei aqui o caso do meu amigo falecido Gil Villeroy, que desceu do seu prédio no bairro Petrópolis para sacar uma grana na agência da Caixa no térreo e encontrou as portas fechadas.

–  É que o pessoal está a nível de greve – explicou o vigilante, provavelmente após ouvir horas de arenga cutista.

Neste preciso momento, o atendente da cafeteria pergunta se eu sei como dobrar o preço de venda de um Fiat 147. Eu não sabia.

– Enche o tanque.

Não dá para ser feliz desse jeito. Para retomar o causo, eu teria que lançar de novo tarrafas de memória. Como dizia, lá bem no passado, o mecânico da Oficina do Oreste na beira da Tabaí Canoas quando alguém interrompia seu fluxo verborrágico.

– Me quebraram as articulação da oralidade.

Até hoje eu fico na dúvida se o nome correto da casa era Orestes ou Oreste mesmo. Questão de oralidade.

https://www.brde.com.br/?utm_source=fernandoalbrecht.blog.br&utm_medium=banner&utm_campaign=BRDE%2060%20Anos

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »