Sem escola

12 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Sem escola

Depois de oito sessões, a Câmara dos Deputados arquivou o projeto Escola sem Partido. É no que dá ter muito partido sem escola.

Imagem: reprodução da TV

Êta nóis

É de lascar a quantidade de trenzinhos de alegria colocados nos trilhos que parte do funcionalismo público inventa para si mesma. URVs que deram prejuízo e agora são pagos retroativamente com juros e correção, benesses várias como pagar em dinheiro a licença-prêmio(?) e por aí vai.

Falta de leitura

Não me entra na cabeça como esses felizardos não se dão conta da situação dramática que o Brasil vive em termos de finanças públicas. Mesmo sendo gente estudada e, teoricamente, bem informada. Não deixo de me espantar. Se eles ainda não soubessem ler, estaria explicado. Em parte. Mas não é o caso.

Primo rico, primo pobre

Sempre escrevi que o Brasil é habitado por dois grupos de pessoas. Os que viajam na primeira classe que, façam o que fizerem, não perdem o emprego e se aposentam como se na ativa continuassem. E os remadores de galés da segunda classe, que inclusive pagam a passagem da turma da primeira classe. Estes – nós – não só precisam remar até morrer como também lhes dão remos cada vez mais pesados e difíceis de manejar. Sim, para eles – nós – o inferno é aqui.

Depois que inventaram…

homemA norte-americana Syndaver Labs, única fabricante no mundo de modelos sintéticos realísticos para aulas de anatomia, e a startup brasileira Csanmek, anunciam a criação de uma joint-venture no Brasil para a fabricação e comercialização dos modelos humano e canino de treinamento e simulação cirúrgica.

…a debulhadora de milho…

Chamados de Syndaver Human e Syndaver Canine, os modelos serão utilizados em cursos de medicina (humana e veterinária) para treinamento de habilidades. São desenvolvidos com textura e densidade similar às estruturas anatômicas reais e contêm todos os sistemas e órgãos dos corpos humano e canino, permitindo a realização de cirurgias, dissecações, entubações e demais procedimentos médicos e veterinários.

…não duvido de mais nada

cãoO humano e o cachorro sintéticos, que devem custar entre R$ 200 mil e R$ 700 mil, são capazes de ter reações físicas e até mesmo sangrar durante uma cirurgia, podendo também ser cortados e suturados. Os protótipos sangram, respiram e empregam centenas de músculos, ossos, órgãos, veias e artérias substituíveis – todos feitos a partir de materiais que imitam as propriedades mecânicas, térmicas e físico-químicas do tecido vivo.

Cheiradas no trânsito

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está testando quatro equipamentos de detecção de drogas presentes no organismo dos motoristas. Em um deles, nada menos de 8,5% dos testados mostraram uso de cocaína. Isso não é alarmante, é devastador. Não só pela quantidade de usuários como também pela certeza de que, se o teste fosse feito em um número maior de motoristas, certamente o porcentual subiria.

Então estes 8,5% são responsáveis pelo gigantismo do tráfico, são responsáveis pelos assassinatos que eles cometem, são responsáveis por execuções, aumento da criminalidade – 85% dos crimes da Região Metropolitana da capital gaúcha estão ligados a drogas, segundo a Brigada Militar. Então o que as policias fazem é enxugar gelo. Imagina essa proporção para o resto da população.

Um dos pioneiros do estudo de dependência química, o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, certa vez me disse que dependentes mesmo, o que nós chamamos de viciados, são 30% dos usuários, os 70% restantes fazem uso recreativo de drogas. Ou seja, poderiam viver bem sem elas. O que Ramos disse é corroborado por autoridades, médicos especializados, pesquisas e estudos.

Conclusão

Enquanto não conseguirmos interromper o fluxo do consumo, a causa de tudo, nada feito. Vamos seguir enxugando gelo. Sejamos hipócritas, façamos de conta que nas festas e baladas só se bebe isotônicos, só se ingere aspirinas e só se cheira a poeira do recinto. O tráfico herdará o Brasil.

Não dá para ser feliz

Apesar de ter registrado alta de 11,8% no volume comercializado em novembro, as exportações do agronegócio gaúcho tiveram uma queda de 10,4% no valor na comparação com o mesmo período de 2017. O principal motivo para o resultado foram os preços no mercado internacional que registraram queda de 19,92%. A informação é da Farsul.

Confira o Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio do RS na íntegra.

Reeleição no IARGS

Primeira mulher a assumir como presidente o Instituto dos Advogados do RS (1997/1999), a advogada Sulamita Santos Cabral será reeleita em processo de chapa única hoje. Eleição é das 12h às 17h. Neste ano, o Instituto comemora 92 anos de fundação.

Prevenção e Combate à Corrupção

O 1º Seminário Gaúcho de Prevenção e Combate à Corrupção: aspectos Jurídicos e de Controle acontece nesta quarta-feira (12), das 9h30 às 18h, no Auditório da Escola Superior da Magistratura/AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229 – Bairro Praia de Belas). Inscrições gratuitas pelo site https://tinyurl.com/seminariogaucho/.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »