O passado glorioso

4 maio • Sem categoriaNenhum comentário em O passado glorioso

Poucos sabem, mas a primeira eclusa da América Latina (foto) começou a ser construída no final do século XIX no Rio Caí, RS,  perto da cidade do mesmo nome. Restos dela ainda estão nas margens. Foi entregue à navegação alguns anos depois.   

O Caí sempre teve pouco calado na região, e o porto da cidade precisava embarcar banha de porco para Porto Alegre. A banha valia ouro na época, e fez fortunas. Um dos que ganhou muito dinheiro com ela e seu transporte  foi A.J. Renner.    

A eclusa é um sistema em que barcos ou navios entram em um compartimento com água do rio, depois fechado. Um mecanismo eleva a água em que está o barco até o nível do rio acima dela, então abre e ele sai navegando. Na volta, é o contrário, funciona só pela gravidade. Em resumo, um elevador de água para embarcações.   

São águas passadas que mostram como o RS era poderoso.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »