Reputação manchada

11 jul • NotasNenhum comentário em Reputação manchada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, semana passada, um alerta, que será reforçado dia 15 deste mês, que o adoçante aspartame pode ser ou é cancerígeno. Ele é muito usado pela indústria de refrigerantes, iogurtes e doces ditos lights ou sem açúcar. 

Em primeiro lugar, deixa eu botar uma minhoca na OMS. Nos anos 2010, ela admitiu que um dos seus cientistas fajutou dados (alarmantes) sobre a gripe H1N1, que serviu de base para a fabricação de vacinas em massa. Ou seja, erro imperdoável. E de propósito.

O caso covid

Há um mês e pouco, a mesma OMS divulgou um pedido de desculpas por ter induzido o povo britânico a se vacinar contra a covid, posto que efeitos colaterais – pelo menos lá – foram muitos e atingiram pessoas sem histórico de doenças cardiovasculares. Tirem suas conclusões.

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Nenhum jornal brasileiro deu guarida a esse comunicado. Creio que mais pela reação da seita. Vivemos a Idade Média nesse aspecto, vocês sabem. Só falta a fogueira. Pelo menos que se discuta isso de peito aberto e sem patrulhamentos.

Quem sabe açúcar e banha?

Voltando ao início, se aspartame é perigoso, se outros adoçantes também não estão livres de suspeitas, por que não ingerimos refrigerantes ou lácteos com o velho e bom açúcar? Pode fazer mal, engordar etc, mas pelo menos não dá câncer, ao que se saiba.

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E viva o porco

Mesma coisa com óleos vegetais. Já levantam suspeita sobre óleo de coco e de canola. O de soja pode ter traços de defensivos agrícolas. Então vamos é de banha de porco, que foi reabilitada e dela se diz – cientificamente – que é melhor que usar óleo vegetal.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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