Máxima da balaca

11 jul • NotasNenhum comentário em Máxima da balaca

Quando um jogador de futebol precisa decidir sobre seu futuro profissional e pede conselhos, o vencedor não é necessariamente o que dá a real. Mas o que tem a melhor balaca, termo usado para conversinha pra boi dormir. Parece inocente, mas da balaca vêm grandes enganos e tragédias.

Ô tempo, vê se te arruma

Diga se você não se sente meio palhaço ao carregar um guarda chuva em dia de sol radiante porque a meteorologia disse que ia chover e não cai nem um pingo. Aconteceu comigo ontem de manhã. Não estou sozinho neste trem.

https://promojogajunto.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=campanha_joga_junto&utm_content=escala_600x90px

Competente e confiável

A melhor, mais confiável e menos intrometida assistente virtual é a Alexa. Não se mete de gata a gansa, é confiável, informa até o horário dos ônibus que passam em qualquer biboca, é gentil e quando não sabe não dá curva em quem pede alguma informação. Eu amo Alexa.

O culpado é inocente

Quem baixou a inflação não foi o governo. Foi o Banco Central, que tem Campos Neto no comando. O remédio dos juros altos é ruim, mas funciona. Tanto que todos os países do mundo usam esse amargor para baixar a inflação, a começar pelos Estados Unidos – que sobem novamente os juros.

https://cnabrasil.org.br/senar

Se a dose é exagerada, não temos como saber. Mesma coisa que remédio, se a febre baixou e a infecção diminuiu, apesar ou por causa dele.

Temor de profeta

Um bocado de economistas acha que a inflação volta por causa da gastança do governo. Desta vez, a comparação não é com medicamento, mas com droga.

O usuário se sente bem entre aspas, mas se torna cada vez mais dependente. Fica a polêmica se precisa distribuir dinheiro para ativar a roda da economia. No caso, fazer mal para causar o bem. Ou se, mais adiante, o próprio beneficiário dos programas do governo vai ser punido com o custo de vida mais alto.

Inflação é o pior dos impostos, já se disse.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »