Receita do chef 

17 mar • NotasNenhum comentário em Receita do chef 

Coloque no liquidificador pedaços de guerra na Ucrânia, fim-mas-não-tão-fim de pandemia, um tanque de gasolina quase ou até mais cara do que uísque importado, dois dígitos de inflação, dois litros de medo de perder o emprego, uma mão cheia de medo de assalto, um raminho de insegurança. Adicione meio litro de falta de dinheiro, bata, deixe descansar alguns minutos.

Pronto. Já pode beber você mesmo.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3503&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=credito_universitario&utm_content=escala_600x90px

Nova variante

Dizem os especialistas que o modelo 2022 do vírus chamado de deltacron – bom nome para um computador ou remédio para matar baratas – não é o bicho. Ou pelo menos ainda não mostrou as anteninhas verdes. Eles salientam “por enquanto”. Mas como até especialistas gaúchos vão nessa direção, fiquei menos preocupado.

https://cnabrasil.org.br/senar

Entretanto, a mídia só diz isso no meio do texto. Nos títulos, é um alvoroço. Mesmo alvoroço que atormenta os mercados. No fundo, é um joguinho em que investidores-cobras (tem sangue frio) compram na baixa e vendem na alta. Já os investidores-chaleira, aqueles com sangue fervente, compram na alta e vendem na baixa.

Como era gostoso meu francês

Título de um filme brasileiro dos anos 1970 e também uma declaração de amor pela língua de Descartes e Offenbach. A cultura do francês contaminou (felizmente) a nossa até meados dos anos 1960. Depois veio a ditadura do inglês. Hoje, palavras e expressões do país de Joe Biden servem até para definir o trabalho de um servente de escritório.

Digamos que você entrou numa máquina do tempo por volta de 1950 e aterrissou em área de alimentação de um shopping em 2022. Se você não sabe inglês ou sabe pouco vai morrer de fome porque não saberá sequer ler nos letreiros e cardápios se é nome de filme ou dicionário de inglês falado.

Quem será a terceira via?

Eu acho que será o governador Eduardo Leite, embora nem ele saiba. Explico: a costura de parcerias partidários que giram em nome do PSD é complicada. Nem todos gostam de Leite. Ainda vai demorar, sei lá, uma semana, 10 dias para sair fumacinha branca da chaminé da casa de Gilberto Kassab.

Estranho, nada estranho

Em outros anos, estaríamos comendo todos os dias o mesmo PF, a campanha eleitoral para escolher o novo presidente da Pátria amada, salve, salve. Sabemos os motivos.

A primeira terceira guerra

Vai ser Putin administrar a economia russa pós-Ucrânia.

A segunda terceira guerra

Vai ser o Ocidente botar o trem de volta aos trilhos.

No fundo…

…temos que agradecer que guerras não façam parte do nosso dia a dia. Ponha-se na pele de um ucraniano e até mesmo de um russo. Vai demorar para que eles possam beber vodca num pé-sujo no final da tarde.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »