Porto Alegre 250 

26 mar • NotasNenhum comentário em Porto Alegre 250 

Se perguntarem o que mais mudou na parte recente nestes 250 anos de Porto Alegre, dos anos 1960 para cá, dá para dizer que foram dois os grandes marcos. O primeiro foi – como em quase todo mundo – 1968, quando o sistema viário da cidade passou a perder os bondes e quando, no início da década de  1970, os viadutos e elevadas mudaram totalmente a paisagem, Porto Alegre começava a roubar o bairro Praia de Belas do Guaíba.

https://www.brde.com.br/

O ex-prefeito José Fortunati gostava de dizer que, em 1971, a Capital tinha em torno de 40 mil automóveis. No Brasil de 1970, éramos “90 milhões em ação”, como na marchinha da Copa do Mundo. Coelhos que somos, hoje são em torno de 220 milhões, nem todos em ação. A segunda transformação foi o império do crime organizado, que decide das celas dos presídios quem vai morrer e como. Começou a Era das Grades.

Irresponsáveis em duas rodas

Nova, bonita, moderna e muito bem sinalizada. A recém-concluída ciclovia implantada na Rua Vasco da Gama poderia ser mais se alguns ciclistas não trafegassem em alta velocidade, ignorando o sinal vermelho nas esquinas.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=279&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=antecipacao_ir_2022&utm_content=escala_600x90px

Dieta de sapo

Consumada a filiação do ex-governador e ex-candidato à presidência Geraldo Alckmin ao PSB, teoricamente a chapa vai ser essa. No entanto, chama atenção o tom condicional das afirmações dos dois. Enquanto isso, o vice-presidente e candidato ao Senado, Hamilton Mourão, falou que, no passado, “um chamava o outro de ladrão”. Nunca se engoliu tanto sapo.

BRDE fará modelagem do projeto de iluminação pública do município de Sapiranga

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) inicia uma nova etapa na parceria já histórica que tem com os municípios a partir desta quinta-feira (24), passando a atuar também na estruturação de projetos para futura participação de parceiros privados. Durante a Assembleia de Verão 2022 da Famurs (Federação das Associações Municipais do RS), que ocorre na cidade de Torres, o banco e a prefeitura de Sapiranga assinaram acordo de cooperação técnica para seleção e elaboração de iniciativas visando a concessão de ativos e parcerias público-privadas (PPPs).

https://cnabrasil.org.br/senar

A prioridade é a modelagem para licitação do projeto de iluminação pública para a cidade, localizada no Vale do Sinos e com uma população ao redor de 80 mil habitantes. É a primeira vez que o BRDE atuará em parceria com prefeituras da Região Sul na estruturação direta de um projeto para concessão. “O banco já tem um histórico de apoio aos municípios através de financiamento de obras e outros investimentos, inclusive auxiliando com assistência técnica nos projetos, mas com esse formato estamos inaugurando uma nova fase que tem grandes perspectivas de sucesso”, destacou o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian.

O diretor salientou, igualmente, que o acordo com Sapiranga reflete “uma sintonia plena que o BRDE atua com os municípios gaúchos”, contribuindo a superar o gargalo de carência de quadros em prefeituras menores na elaboração de projetos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »