A cobra que fechou um aeroporto

14 dez • NotasNenhum comentário em A cobra que fechou um aeroporto

Às vezes, dou-me conta de acontecidos inusitados, neste Rio Grande velho de guerra, que parecem ficção no melhor estilo realismo fantástico. E os relatos que aqui faço foram sabidos, vividos ou acompanhados por mim. Não esqueçam que nasci em 1943.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3538&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=feirão_rec_credito&utm_content=escala_600x90px

Foi o caso do título acima. Coisa que se fosse contada no exterior ou até mesmo na cidade grande causaria incredulidade.

Em meados dos anos 1970, a aviação regional contemplava várias cidades do interior, maioria com o turobélice da Rio Sul, subsidiária da Varig. Aos poucos, os voos foram tateando, combinação de pouca demanda-passagem cara.

https://cnabrasil.org.br/senar

Foi o caso de Livramento, fronteira seca com o Uruguai. Como havia uma demanda executiva, empresas de táxi-aéreo a supriam.

Em1974, estava eu na redação da Folha da Manhã quando recebi a ligação de um piloto amigo desde os meus tempos de aeroclube. O que ele narrou quase me fez cair da cadeira. Na área de estacionamento das aeronaves, abundava a mortal cobra Cruzeira, por motivo ignorado.

Ofídios, como sabemos, gostam de calor por serem animais de sangue frio. Então, recarregam as baterias no sol ou com outra fonte de calor.

Quando os aviões pousavam, elas procuravam o calor dos motores. E, não raro, entravam na cabine se a porta estivesse aberta ou semiaberta. Foram vários os casos e um deles foi contado pelo comandante Uílde Pacheco.

Temor exagerado ou não, os pilotos brasileiros operavam no vizinho Aeroporto de Artigas, cidade uruguaia. Mas é para ver como as coisas eram naqueles tempos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »