Partículas de Deus

9 nov • NotasNenhum comentário em Partículas de Deus

Os átomos são compostas de prótons, elétrons e nêutrons. Os prótons são um ajuntamento de quarks e outras partículas, que, por sua vez, são formadas por glúons que contém bósons. Nem precisa dizer quanto são minúsculos, mas os bósons são os que dão forma a tudo que existe.

https://promobanbanban.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=promo_banbanban&utm_content=escala_600x90px

Sem eles, os que mantêm a matéria unida, tudo teria a forma de uma forma pastosa, como o leite condensado. Nem cadeira ficaria de pé. A Ciência presume que essa partícula, também chamada de bóson de Higgs, Partículas de Deus.

https://cnabrasil.org.br/senar

É fascinante pensar que antes do Big Bang toda a matéria, todo o Universo conhecido e desconhecido, estava concentrado em um só ponto minúsculo incrivelmente denso e quente. Pense em um trilhão de sóis em uma cabeça de alfinete. Um trillion ́seimo de segunda depois do Big Bang a partícula de Deus voou em todas as direções, Não pense me um Deus barbudo e com um cajado na mão. Pense no conjunto de bósons.

https://www.brde.com.br/

E a Bíblia tinha razão

Não precisa ser cristão, pode até ser ateu, para ver como ela acompanha a ciência do gênesis. Neste livro bíblico, a ciência fala em Big Bang e a Bíblia fala em fiat lux, faça-se a luz, o primeiro dia que diferenciou dias e noites.  A Terra, segundo o Gênesis, não tinha forma – aí entrou o bóson de Higgs, que também fala da criação do homem, a evolução que criou e se adaptou a todas as formas de vida. Não faz muito um colisor simulou a criação do bóson de Higgs chocando duas partículas em velocidade próxima à da luz. Dali, ora vejam só, saiu o Higgzinho.

Os textos sagrados apenas tentaram criar como nosso mundo surgiu. Não por acaso a Ciência explica como tudo veio à lume. Mas há uma senhora e inquieta dúvida: se assim foi, quem criou esse ponto minúsculo extremamente quente e denso? O que havia antes dele? Não serei o único a imaginar que não houve começo e não haverá fim. Tudo se repete; Tempo? É relativo. Uma borboleta vive algumas semanas assim como nós vivemos até os 80, 90 ou  100 anos. Tudo tem seu tempo. Uma borboleta de 45 dias é uma idosa.

Que somos, afinal

Quando me olho no espelho tento decifrar o que vejo. Não a forma física, mas o juntamente de centenas de bilhões de átomos e partículas de Deus. Então, quem sou – somos – se não Ele? 

Rodamoinho

Quando somos adolescentes, um probleminha virava problemão. Quando ficamos mais maduros, probleminha era probleminha e problemão era problema. Na velhice, voltamos a ser como na adolescência. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »