Os pastéis do Adão

16 ago • A Vida como ela foi1 comentário em Os pastéis do Adão

 O Box 2l foi um dos melhores bares dos anos 1990 adentrando a década de 2000. Originalmente ficava no Hortomercado da Quintino Bocaiúva, a poucos metros da confluência da Cristóvão Colombo com Benjamin Constant. Conseguiu a proeza de reunir remanescentes de rodas fixas dos bar-chopes de 1980 e até de antes. Uma das iguarias era o pastel, este comestível que precisa ter um casamento perfeito entre casca e conteúdo.

Certa vez, fui lá com o saudoso jornalista Adão Oliveira, o Adãozinho Só Sucesso, que cobria Brasília para o Jornal do Comércio. Chegou o garçom e o Adão pediu meia dúzia. Achei um exagero, afinal não eram pequenos. Assim que o garçom anotou o pedido, Adãozinho esclareceu.

– Mas sem recheio.

– Como é que ė?

– O senhor ouviu. Sem recheio.

Bueno, cada um no seu cada qual. Ele devorou três cascas de pastel e pediu para embrulhar os restantes para viagem. Na hora da conta, perguntou ao cara da bandeja se não dariam desconto, afinal eles estavam ocos. O garçom deu uma balançada, surpreso com o argumento, em seguida indignação com a proposta indecorosa, depois achou que era pegadinha. Mas que balançou, balançou. Claro que pagou o pastel inteiro. Até hoje fico na dúvida se o Adãozinho estava ou não falando sério.

Entre tantos outros fregueses assíduos, figurava um delegado de Polícia. Como ele trabalhava em serviço burocrático e nunca prendeu ninguém, a turma o apelidou de Delegado Prisão de Ventre.

A única que efetuou.

https://www.brde.com.br/?utm_source=fernandoalbrecht.blog.br&utm_medium=banner&utm_campaign=BRDE%2060%20Anos

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Os pastéis do Adão

  1. Luiz Fernando Araujo Ehlers disse:

    Na verdade, o delegado em questão não era freguês, mas um dos três proprietários da casa. Havia também um delegado freguês, mas, este era aguerrido e comandava as frentes de combate. Ambos conhecidíssimos na noite porto-alegrense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »