O umbigo do Brasil

2 jun • NotasNenhum comentário em O umbigo do Brasil

Se o nosso conhecido ET passasse algum tempo olhando os jornais nas últimas décadas chegaria à conclusão que o funcionalismo público é, disparado, o maior contingente de trabalho de um estado ou país. Uma vírgula de mudança vira notícia. Ninguém fala sobre comerciários, metalúrgicos, operários da construção civil, entre outras profissões.

A sopa de acordar defunto

Até deve ter por aí, mas cadê a sopa de cebola no capricho que fazia a alegria das papilas gustativas até os anos 1980 em Porto Alegre? A última casa que fazia bem feita foi a Tia Dulce, na avenida Independência. Mas ela não existe mais, nem a casa nem a tia.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw27hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3741&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=tecnologia_cartoes_credito&utm_content=escala_600x90px

A Tia ficava aberta até o final da madrugada. Abrigava o povo que saía das boates como o Butikim, o Rui Sommer,  Wisky a GoGo, do Tui Dala Piccola, Locomotive, do Éldio Macedo, e a Vila Velha, do Carlos Heitor Azevedo. O forte era a sopa de cebola.

https://cnabrasil.org.br/senar

Nos fundos da construção, separada do prédio, ficava uma casa de tango, com música ao vivo a cargo de Rubem Val. Certa vez, pedi para ele cantar um tango em que a música não terminasse com o clássico “tchan-tchan”, o ponto final.

Ele ficou brabo comigo. Mas não achou um.


Foto de Antônio Carlos Côrtes

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »