O mundo é um ioiô

29 mar • NotasNenhum comentário em O mundo é um ioiô

Para quem tem mais de 50 ou 60 anos o que aconteceu há 50 anos se enquadra na expressão “no meu tempo”. Quem tem 20 anos ri e diz que 1972 foi na Idade da Pedra. A juventude atual sempre ri do passado. É uma tentativa de piada grotesca, que deve ser respondida por “vocês vão ver como passa depressa”. Eu vi.
https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=279&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=antecipacao_ir_2022&utm_content=escala_600x90px
No entanto, 50 anos é ridículo em comparação com idade da Terra, 4,5 bilhões de anos, e até com o surgimento do Homem tal como o conhecemos, há 100 mil anos. Certo, o acabamento carecia de aprimoramentos, mas a cabeça não tinha tanta maldade como a de hoje. De facções a nações, a maldade fincou um arranha céu.
https://cnabrasil.org.br/senar

Mesmo há 50 anos, relativamente pouco para mim e muito para parte de quem lê estas notas, coisas e fatos renovam-se na memória. Dois acidentes de aviões mataram que se 30 pessoas, o primeiro computador brasileiro foi apresentado pela USP, as forças armadas dos EUA saíram definitivamente do Japão, da ilha de Okinawa, e Richard Nixon foi eleito presidente dos americanos.

Foi esse republicano reacionário (para a esquerda) que terminou de vez com a guerra do Vietnã, e seu ministro Henry Kissinger aliviou a tensão nuclear reatando relações diplomáticas com a China, assinando acordo nuclear com a União Soviética. Na prática, terminou com a guerra fria. Que recomeçou agora.

O garrafão

Muitos querem escapar dos carimbos de esquerda se esforçando para parecer de Centro. Não conseguem. Garrafão que levou querosene não perde o cheiro.

Samba enredo

Estou vendo, desde já, no horário político, candidatos a deputado batendo na enfadonha tecla que promete cuidar da saúde, segurança, educação. Neste ano, acrescida de transporte grátis. Os mais arrojados prometerão acabar com a inflação. Doar terreno na Lua soaria mais convincente.

O eleitor é o único animal (humano) que cai no mesmo buraco duas vezes.

Aqui se faz, aqui se fica

A cada eleição, sempre tem alguém dizendo que o povo é sábio. Fosse assim, não seria povo. Moraria em bairro nobre.

Sebastião na moda

Até o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, rendeu-se ao beach tennis, esporte ao ar livre que ganha cada vez mais adeptos na capital. Durante a inauguração de duas novas quadras construídas pela Cyrela no Parque Germânia, na segunda-feira da semana passada (21), Melo não só posou para a foto ao lado dos praticantes do esporte como também arriscou alguns toques de bola. A estrutura das quadras, inclusive, já foi elogiada por quem entende.

 

CYRELA_beachtennis@LenaraPetenuzzo_2022-3709

Para quem voa

Comum nos aeroportos do exterior e já presente em alguns no Brasil, um novo formato de acesso de veículos ao meio-fio (para embarque e desembarque de passageiros) é mais uma melhoria que a Fraport Brasil está implementando no Porto Alegre Airport.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »