O foguete que deu ré

3 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em O foguete que deu ré

 Nos anos 1950, os bispos raramente saíam das suas dioceses. E quando isso acontecia era uma festa para as comunidades que eles visitavam.

Quando era arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer era um que preferia ficar recluso na Cúria. Mas, conforme as circunstâncias, dava uma saidinha.

Certa vez, foi para uma cidade da sua região no Vale do Caí. Durante semanas os paroquianos se prepararam para receber Sua Eminência Reverendíssima, o que incluía colocar decoração e flores por onde ele passasse.   

Para preparar a cidade, os organizadores da recepção escalaram um sujeito muito conhecido para avisar com foguetes a passagem do automóvel onde estava Dom Vicente alguns quilômetros antes do cortejo de carros que o levaria à igreja local. 

Ocorre que o tal cidadão era muito chegaso num mé, aquela água que passarinho não bebe. Aboletou-se no seu Ford 1940 com uma caixa de foguetes marca Caramuru e outro tanto de schnaps para passar o tempo.

Quando finalmente o carro da Cúria Metropolitana apontou ao longe, o sentinela civil tomou providências para acionar a bateria antiaérea que avisava o comitê de recepção. Segundos depois ouviram-se vários estrondos e o Ford 1940 encheu-se de fumaça. Lá de dentro saiu nosso bom homem largando fumaça pela fatiota recém comprada.

Depois de alguns momentos de estupefação, o mistério se desfez. Com a cara cheia de cachaça, o sentinela acendeu o foguete e colocou o braço para fora da janela. Infelizmente, segurou o petardo ao contrário.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »