O castelo vem abaixo

7 abr • NotasNenhum comentário em O castelo vem abaixo

A intervenção draconiana do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, nos diretórios estadual e municipal de Porto Alegre obedece à lógica de que no Brasil vigora o sistema de capitanias hereditárias. Ao suspender deputados da sigla, Jefferson mostrou que o partido é dele. Manda quem pode…

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=288&secao_nivel_2=288&secao_nivel_1=441&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=ipva_2021&utm_content=centro_600x90px

…obedece quem precisa

Vale só a primeira parte  no caso. Os parlamentares e o vice-governador Ranolfo Vieira Junior devem sair em bloco do partido. O último a sair paga o IPTU da sede. Ainda estamos no Brasil Colônia. E vêm eles falando em reforma política sem mexer nessas estruturas feudais. Pior, quem fará essa reforma de mentirinha serão os próprios caciques partidários.

O mundo de Mateus

A pandemia iniciou com atos e gestos pretensamente épicos dos Legislativos, é hora de legislar junto blá blá blá. Verdade que nem tudo é joio nesse trigal. Há gente bem intencionada que gostaria de ver o outro mundo possível, mas as estruturas partidárias são rocha sólida. Mateus, primeiro os meus.

Quando se trata de poder e dinheiro, é como pedir que cachorro largue o osso.

As cascas da árvore brasileira

 Certa vez, imaginei que o Brasil obedece à Teoria dos Fractais, como um conjunto de cascas díspares que formam uma árvore harmônica. Eppur si muove, no entanto se move, pegando emprestado para outros fins a frase de Galileu. No fim, tudo se resolve, e se não se resolveu é porque não chegou ao fim.

Esculhambação controlada

Existem outros países como o nosso, obviamente católicos, apostólicos romanos, que funcionam com implosões e explosões controladas pelo próprio DNA. Como a música da Gabriela Cravo e Canela, eles são assim. Quando dá muito errado, a culpa sempre é dos outros.

Um país ao contrário

 E assim lá nave va, seu Frederico Fellini, no seu inesquecível filme Amarcord, compressão de “eu me recordo”. A Itália é fenomenal. Era o único país do  mundo em que a bolsa subia quando o Gabinete caía, não é uma  maravilha?

Nos anos 1960 e 1970, a Itália tinha o maior Partido Comunista fora da União Soviética. E, mesmo assim, nunca correu perigo de fato de se transformar em um país satélite da URSS. O DNA não deixava. O PCI tinha mais discordâncias que concordâncias. Dito tudo isso, eu queria que o Brasil fosse a Itália.

Tempo, onde andas?

Se analisarmos friamente a questão, as diversas plataformas digitais pioraram sensivelmente as condições de trabalho em relação aos tempos sem internet. Estar ligado no Face, no World e no Whats é como trabalhar em três máquinas de escrever ao mesmo tempo.

Desarrollo

Inspirada na primeira cúpula global de bancos públicos de desenvolvimento, ocorrida em novembro de 2020, na França, foi lançada ontem a Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Alianza de Desarrollo), também com o compromisso de se alinhar às metas de clima, desenvolvimento sustentável e biodiversidade. O evento contou com a participação da diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, que  destacou o fato do banco atuar em torno de mil cidades da Região Sul.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »