O banco do Alfaiate

27 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em O banco do Alfaiate

O Alfaiate foi um dos tantos tipos que batiam ponto na Rua da Praia da Porto Alegre dos anos 1980 e 1990.  Era visto quase sempre na frente da Praça da Alfândega. O apelido não era em vão, foi realmente alfaiate. Sempre de terno, chapéu guarda chuva e uma maleta na mão, aguardava a passagem de um conhecido que lhe pagasse o cafezinho amigo.

Sua roupa, chapéu e maleta estavam cheias daqueles rabiscos pontudos comuns a quem tinha esquizofrenia,  mas era calmo, inteligente, bem informado. Só recusava dizer o seu  nome de batismo. E olha que paguei zilhões de cafezinhos para ele. Sua técnica de abordagem consistia em interromper a caminhada das pessoas, fazer a uma pergunta desconcertante, e com ou sem resposta, vinha “paga um cafezinho?”

Certa vez eu estava apressado e com minha cota de bondade esgotada. Quando passei por por ele nem parei.

– Falamos na volta, vou para meu banco.

O Alfaite ergueu o guarda-chuva como se fosse varinha mágica.

– Teu banco é pra lá!

Até isso ele sabia. Dei o dinheiro. Eu e minha maldita mania de não saber dizer não.

www.brde.com.br

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »