Nos idos de 1968

30 ago • NotasNenhum comentário em Nos idos de 1968

 282950_558529467517205_49646171_nNa sexta-feira, completei 53 anos de jornalismo, profissão em conjunto com outras atividades em algumas ocasiões. Pensando bem, não é mole estar na ativa e na imprensa diária por mais de meio século. Só no Jornal do Comércio são 25 anos como colunista da página 3, Começo de Conversa.

https://euacredito.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=promo_eu_acredito&utm_content=centro_600x90px

Sei que já nas primeiras palavras alguns leitores apareceu a palavra “dinossauro”.  Desculpa, mas os dinossauros foram extintos, eu – ainda – não.

Da faculdade ao jornal

Lembro, como se fosse hoje, o momento em que o colega e amigo Ademar Vargas de Freitas me falou, no Centro Acadêmico, que tinha uma vaga, na Zero Hora, para repórter da madrugada, cobrindo a área policial e o que viesse pela frente. Na época, a ZH ainda era de propriedade do grande jornalista Ary de Carvalho.  É barra pesada, advertiu o Ademar. É era  mesmo.

https://cnabrasil.org.br/senar

Em 1968, Porto Alegre tinha menos de 18 mil automóveis, e em  torno de 700 mil habitantes. Ia-se do Centro – a redação ficava na rua 7 de Setembro – até o distante bairro de Ipanema pegando apenas duas sinaleiras.

Segurança

Você caminhava despreocupadamente pela maioria das ruas, sem medo de assaltos. Invejem-me, vocês que temem ser alvo de violência até mesmo de dia, em rua movimentada.

O ano de 1968 marcou o início da degringolada, e em todo o mundo. Aqui deu o AI-5, as drogas começavam a preocupar. Mas só rico cheirava cocaína. Aliás, era palavra quase desconhecida. Consequentemente, viciados não assaltavam para ter dinheiro para comprar drogas. Mas aí começava a esculhambação.

Pernas

Víamos mais pernas de mulheres nas ruas que hoje. A minissaia reinava absoluta. Hoje, e só jeans, jeans e mais jeans. Depois falamos dos chineses e japoneses, tudo igual. Aqui que é tudo igual.

Se naqueles dias fosse possível viajar no tempo e chegar a Porto Alegre de hoje, chegar-se-ia à conclusão que a miséria era total, com maior parte de mulheres e até homens usando jeans rasgados – calça Lee, na época. Meu Deus, pensaria eu, que crise para obrigar as pessoas a usar roupas em andrajos.

Dava para tomar banho no Guaíba nos bairros junto à orla. Quanto à segurança, o maior perigo eram os chamados descuidistas, os batedores de carteira, geralmente usada no bolso de trás. A maioria era carioca, não me perguntem o motivo. Eram hábeis pra caramba. Num zas-traz você ficava pobre.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »