Na maior votação da história da OAB/RS, Leonardo Lamachia é eleito presidente

28 nov • O Brasil que funcionaNenhum comentário em Na maior votação da história da OAB/RS, Leonardo Lamachia é eleito presidente

O advogado Leonardo Lamachia venceu a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para sucessão do atual presidente Ricardo Breier. O pleito, realizado nesta segunda-feira (22), ocorreu pela primeira vez em formato híbrido e virtual. Na Capital, a votação presencial aconteceu na OAB Cubo, em frente ao Foro Central. As 106 subseções do Estado também elegeram suas diretorias.

A eleição de 2021 foi a maior da história da OAB/RS com 48.198 votos registrados. O candidato vencedor, Leonardo Lamachia, recebeu 29.502, com aproximadamente 70% de votos válidos. O segundo colocado Paulo Torelly (Chapa 2 – Somos tod@s OAB – Muda OAB/RS) recebeu 14.093 votos válidos (32,33 %). Os votos brancos foram de 2.645, percentual de  5,49%, e nulos com 1.958 votos, e 4,6% do total. Também nesta segunda-feira foram escolhidas as diretorias das 106 subseções do Estado.

Vice-presidente do Instituto dos Advogados do RS e conselheiro estadual da OAB/RS, Leonardo Lamachia é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a OAB/RS há 10 anos e foi o primeiro advogado gaúcho com inscrição no RS a presidir a OAB Nacional (triênio 2015-2018). Claudio também é neto de Paulo Pacheco Prates, que foi secretário-geral da Ordem gaúcha de 1979 a 1981, na gestão do presidente Justino Vasconcellos. Com 46 anos, Leonardo Lamachia está com a mesma idade de quando o irmão Claudio Lamachia assumiu a OAB/RS em 2007.

Não votou?

unnamed

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »