Meus oito anos

12 out • NotasNenhum comentário em Meus oito anos

Mais de 200 pessoas de vários municípios participaram, no último domingo (8), do 3º Encontro da Família Wiederkehr, realizado em Alto Feliz, celebrando a história dos imigrantes e seus descendentes, que deixaram legados de fé, trabalho, educação e cultura. São Pedro ajudou, e a chuva deu uma trégua.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/consignado.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=consignado&utm_content=escala_600x90px

Tenho boas lembranças desta família. Na minha infância, em São Vendelino, fui colega, no Grupo Escolar, de alguns dos organizadores do evento, com idades variando para pouco mais ou pouco menos. 

Recordo mais do Ademir. Até hoje São Vendelino está permanentemente presente na minha vida. 

Em alguns aspectos, de forma um pouco tristonha, por assim dizer. A então vila cresceu e, embora sem o inchaço de outras cidades, minhas referências mais sagradas mudaram. Tanto que relato em vê-la de novo.

https://cnabrasil.org.br/senar

O meu querido arroio Forromeco deve estar mudado para pior,  pelo que me contam. Lavouras e potreiros agora são bairros, minhas referências visuais que guardo na retina em detalhes mínimos, como algumas árvores, meu capão de pitangueiras na curva do desvio de água da represa artesanal que levava água para o moinho, a casa onde nasci, a cerejeira carregada no potreiro, os natos na encosta. E, sobretudo, os amigos e amigas que já se foram, incluindo colegas do grupo escolar.

Recordar é viver, diz o provérbio. Mas recordar também é sofrer.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »