João do Rio no País dos Esquecidos

23 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em João do Rio no País dos Esquecidos

João do RioHoje completam-se 100 anos da morte de João do Rio, aos 39 anos, no Rio de Janeiro, por um mal súbito dentro de um táxi. João do Rio foi um dos maiores jornalistas da história do Brasil, muito pouco conhecido das atuais gerações. Seu nome era João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, ou simplesmente Paulo Barreto. Jornalista, escritor, cronista, dramaturgo e homem de palácios e das favelas, que acabou eleito pela Academia Brasileira de Letras, em sua terceira tentativa.

Foi precursor – ou, como muitos afirmam, inventor – da reportagem e do novo jornalismo brasileiro, fazendo da atividade uma profissão de fato. Ele foi o primeiro a ir às ruas para descobrir e revelar a verdadeira alma da cidade e do povo do Rio de Janeiro, no entender do excelente site Jornalistas&Cia, de onde tirei estas mal-traçadas linhas.

Li muitos textos dele em décadas passadas, e se serve de elogio póstumo, gostaria muito de tê-lo conhecido. O Brasil é o país dos esquecidos.

https://www.brde.com.br/?utm_source=fernandoalbrecht.blog.br&utm_medium=banner&utm_campaign=BRDE%2060%20Anos

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »