Imagens do passado

19 maio • NotasNenhum comentário em Imagens do passado

Como em todas as sextas-feiras, a edição se volta ao passado, suas imagens e lembranças. A imagem postada por Valesca Petersen nas Fotos Antigas do RS mostra o piloto de carretera Catarino Andreatta. Imagem provavelmente dos anos 1940.

Eram carros comuns dos quais se retirava parachoque e bancos para aliviar o peso. Os motores geralmente eram de veículos mais potentes. Já nos anos 1950, a Scuderia Galgos Brancos dos Andreatta usava motores Corvette V8 ou Ford com 300 cv ou mais.

Secadora

Outra imagem postada por Valesca Petersen, remete a uma das mais saudosas lembranças da minha infância e adolescência, o fogão a lenha. Observem a quantidade de panelas e chaleiras que eram aquecidas na chapa, da qual se podia retirar a cobertura de ferro para acelerar o cozimento sem a chapa intermediária. Do produtor ao consumidor, digamos assim.

Um fogão de ferro aquecia a cozinha e as peças contíguas da casa. Já, no verão, não era lá muito agradável ficar perto dele.

Um dos ruídos de grata lembrança era o chiado da água ou do leite que antecipa a fervura. Sabem até as achas de lenha e os bicos do fogão a gás que se ficarmos olhando na pressa de atingir a fervura do leite, ele não ferve. Basta tirar os olhos e lá vem aquela cachoeira branca de espuma.

Eu sempre digo que isso é arte dos gnomos, esses seres minúsculos que nasceram para pregar peças.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »