Essas coisas tão banais

17 dez • NotasNenhum comentário em Essas coisas tão banais

O médico Gilberto Schartzman foi o palestrante do MenuPOA da Associação Comercial. Brilhante como sempre, falou das conquistas da medicina de prevenção, começando pelo programa do governo americano.

Trinta anos depois, nova pesquisa mostrou drástica redução do número de mortes por problemas cardíacos, circulatórios e câncer. No Rio Grande do Sul estas também são as maiores causas dos óbitos.

https://www.youtube.com/watch?v=xRNrrcHscJ0&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=camp_final_ano_2023&utm_content=escala_600x90px

O aumento dos casos de câncer se deve pelo aumento da expectativa de vida. Como já ouvi, todos vamos morrer de câncer a não ser que outra doença nos mate primeiro. 

Causas são várias, mas ainda estamos tateando à meia luz.  O que nos leva a uma ironia brutal, se fizermos prevenção, fizermos exercícios, comendo pouco e bem, medindo regularmente a pressão e com check-up anual, vamos todos morrer com saúde.

Pequenas, mas resolvem

Lá em Brasília, a bebida preferida é a champanhe francesa Moët & Chandão.

Maré alta

Em 2023, enchentes, secas e ciclones deixaram 2,7 mil municípios em situação de emergência ou estado de calamidade. Até o momento, foram 8 ondas de calor, com a temperatura máxima de 44.8°C, registrada em Araçaí (MG). O El Niño resultou em chuvas intensas no Sul e causou estiagem no Norte, notadamente na área do Rio Madeira.

https://cnabrasil.org.br/senar

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »