Cuca, um patrimônio gaúcho

9 jun • NotasNenhum comentário em Cuca, um patrimônio gaúcho

Santa Cruz do Sul sedia a tradicional Festa das Cucas, evento que faz parte do calendário turístico do Estado. Tudo bem, tudo certo, mas ela é injustiçada.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/conta-universitaria-cashback-cartao-credito.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=conta_universitaria&utm_content=escala_600x90px

Por um daqueles modismos bem nossos, nas festas de final de ano e na Páscoa, o público prefere o borrachudo e alienígena panetone em vez do produto originário das regiões de colonização alemã. Claro que existem panetones bons. Mas a maioria é uma massaroca.

Viva as baixinhas

A cuca não é apenas massa com farofa por cima. Cuca de massa de pão é o que mais se vê. Tem que ter massa de cuca, ora bolas! O que exige conhecimento de causa.

https://cnabrasil.org.br/senar

E digo mais: cuca alta não mesmo, é pão com farofa. Dito isso, esta bela invenção sai das padarias de Santa Cruz, as melhores, as baixinhas, as mais gostosas.

Pura ou misturada

Nas colônias alemãs, a cuca que reinava era a clássica. Lembro delas, nada de recheio, que só veio mais recentemente.

De certa forma, recheio de doce de leite, de coco ou outro entulho podem disfarçar a baixa qualidade da massa. Mas tudo bem, que seja. Entretanto, quero traçar meu Tratado de Tordesilhas: cuca clássica não leva recheio.

O grande desafio

É fazer uma cuca tão boa que dispensa recheio. Mas nesse particular estamos copiando a mania norte-americana nos lanches, botar vários tipos de queijos, carnes e molhos que parecem suruba de ingredientes. Que acabam por ocultar o sabor de uns aos outros.

O inferno na boca

O hedonismo delirante chega a tal ponto que colocam vários tipos de pimentas, algumas necessitam de bombeiros de plantão e uma vaca a dar leite na hora, antídoto para o ardor infernal.

A linguiça nossa de cada dia

Ouvindo as conversas de um programa de rádio em que assuntos aleatórios tiveram mais ênfase que notícias que mereceriam destaque, concluí que alguns radialistas são peritos na arte de encher linguiça com ar.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »