Banrisul quer ampliar fomento a políticas públicas de inovação

6 maio • Sem categoriaNenhum comentário em Banrisul quer ampliar fomento a políticas públicas de inovação

Políticas públicas de fomento à inovação foi um dos temas mais debatidos na tarde desta quinta-feira (05), no RS Innovation Stage, espaço do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no South Summit Brasil. O Banrisul marcou presença com a participação do diretor de Tecnologia da Informação e Inovação, Jorge Krug, em painel mediado pelo diretor da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Everaldo Luis Daronco.

O Banco é, segundo Krug, uma referência nacional em tecnologia no cenário financeiro. Dos 9 mil colaboradores da instituição, mil atuam na área de inovação. “O Banrisul quer ampliar o fomento a políticas públicas de inovação. Já temos bons resultados com iniciativas como o BanriHub, o Instituto Caldeira, o Núcleo de Inteligência Artificial (NAVI) e também o BanriTech. É importante expandir todo esse conhecimento com parcerias”, destacou.

Krug lembrou que uma das startups que participaram do primeiro processo de aceleração do Banrisul recebeu um aporte de R$ 1 milhão, meses depois do encerramento do ciclo. “Isso comprova que estamos realmente mudando o cenário. Proporcionamos o contato entre as ideias inovadoras e potenciais investidores. Essa troca de conhecimento é muito rica. Temos que trazer esse processo todo para dentro do Estado, fomentar a tecnologia e valorizar a experiência que temos no Rio Grande do Sul”.

Sobre as oportunidades no South Summit Brasil, o executivo destacou que o evento traz uma mudança geral de mentalidade para o Estado e o Brasil. “Esse movimento faz girar o ecossistema de inovação, valoriza processos disruptivos de startups e o apoio à mentoria. Nós acreditamos muito no trabalho dos advisors e no fomento às startups para o desenvolvimento regional”, concluiu.

Também foram painelistas Odir Antônio Dellagostin, que é diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); e Luiz Carlos Pinto Da Silva Filho, secretário Municipal de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »