Atingido pela enchente

15 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em Atingido pela enchente

O Restaurante Dona Maria, que também era bar, pegou fogo no início dos anos 1970. Ficava defronte ao posto da Brigada Militar, na rua José Montaury.

O incêndio queimou os quadros, que o proprietário Ernesto Moser tão laboriosamente pintou durante anos. Matou um funcionário, que estava no lugar errado na hora errada.

Deixou órfãos os habitués da famosa Mesa Um e desnorteou os fregueses assíduos. Meses depois, voltou ao normal.

O que mudou foi que, em dias de chuva forte, a água, que as bocas de lobo da Rua da Praia não davam conta, penetravam o Dona Maria. Então por cerca de 20 minutos a meia hora todo o salão ficava com 3cm de água.

Seu Ernesto e os clientes da Mesa Um não se abalaram. A casa fornecia engradados de cerveja vazios para que eles pudessem colocar os pés a fim de continuar bebendo, apesar da inundação.

Certa noite, a enxurrada veio mais forte. A clientela saiu às pressas para a rua. Afinal, melhor água em cima que água no sapato.

Um médico nordestino que sentava com duas amigas na entrada do estabelecimento ficou. Passou-se um bom tempo até que se ouviu chap-chap-chap de alguém caminhando em área alagada. O bom doutor parou na frente da mesa do dono, botou as mãos na cintura e o encarou.

– Então, seu Ernesto, em vez de pegar fogo agora a casa vai a pique?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »