A felicidade dos centenários, uma área de pesquisa negligenciada

24 mar • ArtigosNenhum comentário em A felicidade dos centenários, uma área de pesquisa negligenciada

* Por Rubens de Fraga Júnior

Uma revisão sistemática realizada por pesquisadores do Centre for Healthy Brain Aging (CHeBA), em Sydney, destacou a necessidade de definições mais claras de “felicidade”, “satisfação com a vida” e “afeto positivo” em pessoas com mais de 100 anos. Esta é a primeira revisão sistemática a resumir a literatura sobre o bem-estar subjetivo dessa faixa etária única.

A revisão, publicada na Aging & Mental Health, identificou 18 estudos que acompanharam pacientes de várias semanas a 18 anos e analisaram o bem-estar subjetivo, compreendendo um componente cognitivo e um componente afetivo.

O componente cognitivo é representado como “satisfação com a vida” e o componente afetivo ou de humor é definido em relação ao estado emocional imediato de uma pessoa.

“O rápido envelhecimento da população é um problema enfrentado por muitos países, com populações quase centenárias e, também, aumentando rapidamente – com um aumento global esperado de 441.000 em 2013 para cerca de 20 milhões em 2100”, diz o coautor Professor Henry Brodaty.

“Apesar deste rápido crescimento, os centenários continuam sendo um grupo sub-representado na pesquisa do envelhecimento”, diz o professor Brodaty.

De acordo com Adrian Cheng, a revisão revelou que, embora os centenários tenham níveis de felicidade semelhantes aos das faixas etárias mais jovens, não estava claro se isso era o mesmo para sua satisfação com a vida e afeto positivo, que inclui emoções positivas, entusiasmo e alegria.

Variáveis demográficas como sexo, situação de moradia e etnia não apresentaram associação significativa com satisfação com a vida, afeto positivo ou felicidade.

“A percepção da nossa própria saúde – foi consistentemente associada a níveis mais elevados de satisfação com a vida e afeto positivo”, disse Cheng. “Portanto, ter uma visão positiva sobre a nossa própria saúde, ou possivelmente ter uma saúde melhor, à medida que envelhecemos é importante como parte do processo de envelhecimento.”

“Em contraste, fadiga e deficiência visual foram claramente associadas a níveis mais baixos de satisfação com a vida e afeto positivo”, disse Cheng. “Esses podem ser alvos para intervenções futuras para melhorar a satisfação com a vida nas populações mais idosas”, conclui.

Fonte: Adrian Cheng et al. A systematic review of the associations, mediators and moderators of life satisfaction, positive affect and happiness in near-centenarians and centenarians, Aging & Mental Health (2021). DOI: 10.1080/13607863.2021.1891197

*Professor da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.
Médico especialista em geriatria e gerontologia

ATENÇÃO: As opiniões publicadas em artigos não necessariamente são a do editor deste blog. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »